Primeiro pré-texto para o CD Sinfonia Azul do duo A Corda em Si

Para um amante de música como eu ver surgir na minha cidade uma manifestação musical como o A corda em Si foi uma experiência bastante rica.

Eu nunca gostei e ainda não gosto da excessiva forçação da delicadeza, da alegria-abundante-brasileira, do lirismo meigo na nossa música.

Achava e ainda acho que há uma modéstia e um uso da razão na violência, ainda que nunca tenha sido nem de longe um fanático hormonal da desconstrução e do abandono da sedução na arte.

Seduzir pra mim é difícil. Sutil e humanista gesto que nos cura do egoísmo individual e de panelas. Missão primordial do artista.

De sorte que quando, de longe, vi o A corda em si [não nos esqueçamos que tudo isso é uma resenha de seu segundo cd] jamais pude suspeitar, por falta de risco na aposta, que eles chegariam a este Sinfonia azul.

“Eles tocam muito” dizia um neurônio meio acordado meu “mas são meigos demais. Para sempre farão música meiga ou esperaremos música meiga deles.”

Este neurônio (junto com outros) foi acordando, mas tomou um choque na carne mesmo foi com este segundo lançamento. Foi como se na segunda ou terceira olhada ao duo, lá atrás, eu tivesse visto o quadro todo, mas somente agora, diante de sua voz própria, eu tivesse me embriagado do vinho vindo da água.

As lições da experiência A corda em si mencionadas no primeiro parágrafo foram várias: com eles descobri a música nua, pura e escancarada. Com eles vi a violência fantasmagórica e enorme que muitos artistas brincam pela história com a ferramenta da alusão. Não foi fácil e agora ainda menos é.

Deixe um comentário

